data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
A dona de casa Maria da Conceição Rios, filha de Gregório Rios e Antônia Rios, falecidos, nasceu em Santa Maria. Irmã de Almerindo Rios e Flori Rios, viveu sempre na Cidade Universitária. Durante a infância, na educação básica, estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, no Bairro Passo D'Areia. Viveu no Bairro Alto da Boa Vista, e foi vice-presidente do mesmo, na época em que ainda era chamado de Vila Alto da Boa Vista. Além disso, foi integrante da Associação Comunitária do Alto da Boa Vista, que realiza diversas ações na comunidade. Na juventude, Maria entregava lenha e leite, e tinha um gosto por carroças. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Maria da Conceição foi casada com Roni Pereira Marinho, e teve os filhos José Eduardo, Carmen, Alcione Wladimir, Adriana, Jenessi, Dener, Daiane, Franciele e Cristiano, além de 23 netos.
A filha Franciele, 28 anos, lembra que a mãe era prestativa e muito e amorosa com todos.
- Ela (Maria) era uma pessoa de fé, estava sempre disposta a ajudar o próximo. Tinha bom coração, era amiga, companheira, além de ótima mãe, avó, esposa e sogra - conta Franciele.
O marido Roni, 54, diz que a esposa era uma mulher trabalhadora, ativa e esforçada.
- Gostava de estar ajudando nas construções civis de casa, reformas, assentar tijolos. Mexia com hidráulica. Foi uma mulher guerreira e batalhadora - lembra Roni.
Maria da Conceição Rios morreu, aos 72 anos, em 20 de setembro de 2020, no tradicional Dia do Gaúcho, em decorrência de um câncer. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. data-filename="retriever" style="width: 100%;">